BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

Com essas 6 dicas do RH da google você passa por qualquer entrevista de emprego

Assunto: Geral

19/05/2015
Comentários: 1

Com essas 6 dicas do RH da google você passa por qualquer entrevista de emprego.

 Laszlo Bock é o responsável por atrair, desenvolver e reter os talentos da empresa Ele é o chefe da área de pessoas do Google global desde 2006. Desde então, sob sua liderança, o Google foi considerado ‘Melhor empresa para se trabalhar’ mais de trinta vezes em todo o mundo e recebeu mais de 100 prêmios como um dos empregadores favoritos no mercado.

Ele já esteve dos dois lados da mesa no que se refere a entrevistas de emprego. Baseado em sua experiência pessoal, compartilhou em sua página no LinkedIn seis dicas de como se dar bem nessas entrevistas:

Vamos supor que, você tem um currículo impressionante. Você conseguiu evitar os erros que afligem quase 60% dos currículos, usou as palavras corretas, e as suas realizações são fantásticas

Agora você conseguiu a entrevista. Como é que você convence a pessoa do outro lado da mesa em contratá-lo? Como você ganha a entrevista?

Você usa a seu favor, o fato de que a maioria das pessoas não ser muito boa em entrevista?

Mas se você é um candidato a emprego (e quem, não é?), O fato de que a maioria de nós não saber entrevistar bem é uma grande oportunidade. Porque essa fraqueza permite controlar o encontro. Ele permite que você ganhe. Veja como:

 

1. Adivinhe o futuro

Você pode antecipar 90% das perguntas que serão feitas durante a entrevista. Três delas são bastante comuns: “Me fale um pouco sobre você? ”, “Qual é sua maior fraqueza? ” e “Qual é o seu maior ponto forte? ”. Ainda assim, as demais perguntas fazem parte de uma lista fácil de adivinhar, como “Por que você quer este trabalho? ” ou  “Me conte um problema difícil que você tenha resolvido”. Se você não consegue pensar em nenhuma, busque no Google ‘perguntas mais comuns em entrevistas’. Em seguida, anote as vinte melhores perguntas que você acha que vão fazer parte da sua entrevista.

Prever o futuro. Você pode antecipar 90% das perguntas de uma entrevista Três dessas perguntas costumam aparecer em praticamente todas entrevistas. “Me fale sobre você?”, “Qual é o seu ponto forte ? Quais são sua fraquezas?” Mas tem outras que são mais difíceis de adivinhar , como “Por que você quer este trabalho?” ou “Me conte um problema difícil que você tenha resolvido”. A sugestão é procure no google sobre as perguntas mais comuns em entrevista de emprego.

"Por que você quer este trabalho?" "Conte sobre um problema difícil que você tenha resolvido?" Se você não sabe quais perguntas vão surgir, pesquise no Google "perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.  Anote as 20 perguntas que você acha que vai conseguir responder.

 

2. Planeje o ataque

Plano de seu ataque. Para cada pergunta, anote sua resposta. Sim, é realmente difícil e frustrante escrever algo. Mas o raciocínio usado para escrever as respostas faz fixa-las em seu cérebro – e isso é importante. É preciso que suas respostas saiam fluentemente sem ter que pensar sobre elas durante a entrevista. Treinar essas respostas é essencial

 

3. Tenha um plano B

Na verdade, para cada pergunta, escreva três respostas. Por que três? Você precisa ter uma resposta igualmente boa, mas diferente para cada pergunta, para que você saiba qual usar dependendo do contexto da entrevista. É imprescindível treinar essas respostas exaustivamente

 

4. Prove o que está dizendo

Cada pergunta precisa ser respondida com uma história que prova que você de fato pode fazer aquilo. Sobre o que você está sendo questionado. Por ex a pergunta "Como você lidera?" Deve ser respondida com algo assim: Eu sou um líder colaborativo/decisivo/determinado/etc.. Deixe-me contar sobre uma ocasião em que eu… Conte histórias ou tenho os fatos para provar que você é o que você diz que é.

5. Leia o ambiente

Olhe ao seu redor. Concentre-se no entrevistador. Nos primeiros 10 segundos, observe se há alguma coisa no escritório, ou sobre a mesa que você possa usar para estabelecer uma conexão? Um livro em uma prateleira? Uma foto de família? Um quadro? Observe o entrevistador: sua linguagem corporal é aberta ou fechada? Ele parece cansado e você poderia tentar animá-lo? Ele está gostando da sua linha de raciocínio ou você deve mudar de direção?

6. Pratique, pratique, pratique

Quando eu estava no meu segundo ano de faculdade de administração, eu praticava as respostas de entrevista - em voz alta - até que eu poderia contar cada história tão bem, que não precisava nem pensar sobre isso. Um dia meu companheiro de quarto entrou no dormitório e me viu sentado no sofá recitando repetidamente por que eu considerava que era um grande líder. Ele achou que eu estava recitando algum mantra de auto-ajuda ou algo assim Mas em pouco tempo eu tinha sete ofertas de emprego a em 5 empresas (isso é outra história) e estava para obter mais 6 quando parei de procurar emprego Como isso é possível? Prática. A prática faz o mestre

Traduzido a partir de artigo originalmente publicado no blog do Laszlo Bock  no linkedin  

 

 


Tags:

entrevista, emprego, google, dicas




COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre isso

Com essas 6 dicas do RH da google você passa por qualquer entrevista de emprego up

01 junho 2015

Marcelo Cenci

Prezado Redator, Gostei do que li! Atualmente estou em busca de novos desafios e tenho a curiosidade de saber se o contexto de meu currículo é de valia e caso necessite de melhorias estou a disposição. Para onde poderei encaminhar meu currículo que possa ser avaliado? Grato e sem mais para o momento, Marcelo Cenci

Marcelo Cenci


« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »

Deixe aqui seu comentário!



Artigos do Blog



27 outubro 2017
12 julho 2017
03 julho 2017
28 junho 2017
24 junho 2017
22 junho 2017

Home Office - Assistente Virtual

Economia criativa está aquecida: trabalho autônomo já gera renda para mais de 22 milhões de brasileiros, diz pesquisa. O tele-trabalho aos poucos vai ganhando espaço e veio para ficar!

ler mais