BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

COMO FAZER UM CURRÍCULO

Assunto: Geral

28/08/2015
Comentários: 1

Para muitas pessoas a experiência do primeiro emprego, ou da busca de uma nova carreira, pode ser assustadora. Neste momento é essencial deixar a o medo de lado e manter a objetividade para deixar que nosso CV fale por nós.

 Para muitas pessoas a experiência do primeiro emprego, ou da busca de uma nova carreira, pode ser assustadora. Neste momento é essencial deixar a o medo de lado e manter a objetividade para deixar que nosso CV fale por nós. Aqui você encontrará dicas peciosas de Como Fazer Um Curriculum Vitae.

 

Antes de Começar

Como Criar Um Curriculum Vitae - IdeiasNão se apresse na tarefa de fazer seu CV, a arte deComo Fazer Um Curriculum Vitae está nos detalhes. Antes de “meter a mão na massa” precisamos verificar se temos todos os ingredientes e a receita. Veja aqui algumas dicas para já começar acertando:

  • Juntando os Ingredientes

    A primeira coisa que você deve fazer para começar a montar seu currículo é juntar todas as informações. Busque seus diplomas, cursos, datas, carga horária, e todas as informações que podem ajudar a contar suas história. Neste momento não ignore nada, logo mais veremos que é realmente interessante para cada caso.

  • A Primeira Impressão…

    Seu curriculum vitae é, na maioria das vezes, sua carta de apresentação, ou seja a primeira impressão que seu futuro empregador tem de você. Coloque as informações de forma clara e organizada, um belo CV com dados bem distribuídos passa uma excelente boa impressão. Voltaremos a falar disso mais adiante, mas tenha isso em mente desde já.

  • Redação

    Uma boa redação é essencial neste primeiro momento, pois erros de gramática e ortografia normalmente desqualificam imediatamente um candidato. Você não precisa lembrar de todas as aulas de português, mas é bom revisar o novo acordo gramatical.

  • Palavras-Chave

    Seu CV estará concorrendo com vários outros pela mesma vaga, então como fazer um curriculum vitae que se sobressaia em meio a tantos outros? Use palavras-chave que chamem a atenção do avaliador, use negrito nas palavras que deseja destacar, mas sem exageros.

  • Menos é Mais

    Mencione suas experiências essenciais e mais significativas para o desempenho da função, seja objetivo e assertivo. Você terá a oportunidade de detalhar conforme necessário durante a entrevista pessoal. O segredo é resumir – tenha todas as informações em, no máximo, duas folhas.

  • A Impressão no Papel

    O papel usado para a impressão do seu CV não faz muita diferença, pois muitos vão pra lixeira mesmo. No entanto, a qualidade da impressão deve estar impecável: nítida, sem rasuras ou borrões e sem dobras ou amassados. O cuidado com a sua apresentação e entrega da sua candidatura já dizem muito sobre você.

Como Fazer Um Curriculum Vitae
> A Receita

Como Criar Um Curriculum Vitae - RecrutadorColoque os dados em seu CV exatamente nesta ordem, pois é desta forma que os recrutadores estão esperando encontrar as informações. Qualquer mudança neste processo pode gastar mais tempo dele/dela tentando decifrar suas informações e isso pode até descartar sua candidatura. Então, não precisa “reinventar a roda”.

  1. Identificação

    Esta é o cabeçalho do seu CV, a primeira informação que seu avaliador verá, então coloque seus dados na seguinte ordem de destaque:

    • Nome Completo
    • Dados de contato
    • Nome da Vaga (como foi anunciada)

       

  2. Formação Acadêmica

    Comece pelo curso mais recente, informando a instituição e ano de conclusão do curso e em seguida mencione os cursos anteriores da mesma cadeia de formação: Ex: Doutorado > Mestrado > Pós-graduação > Graduação. Caso ainda não tenha graduação, mencione o último grau de educação alcançado. ex: Ensino Médio. Aqui só coloque sua educação formal, os outros cursos e treinamentos vão mais abaixo, em Cursos Complementares.

  3. Histórico Profissional

    Coloque uma lista das empresas que atuou informando, sempre do mais recente para o mais antigo:

    • Nome da Empresa + Período de Contratação ( mês e ano de entrada e saida da empresa)
    • Cargos Ocupados enquanto esteve na Empresa + Tempo em cada função
    • Descrição das atividades exercidas, que máquinas sabe operar, programas de computador, etc  (incluindo suas conquistas, redução de custos, etc)
  4. Idiomas

    Informe cada idioma e o grau de compreensão/fluência escrita e falada. Nem sempre temos uma noção exata de nosso conhecimento, pois esta auto-avaliação pode ser muito subjetiva. Se possível, faça um teste de avaliação em uma escola de idiomas de confiança para ter uma noção exata de sua aptidão.

  5. Tecnologias

    Separe um espaço para informar suas habilidades no uso de computadores, softwares e internet. Sempre mencione os aplicativos que você usa e podem ser relevantes para o desempenho da função.

  6. Cursos Complementares

    Coloque aqui todos os cursos e treinamentos que sejam relevantes para a vaga em questão e/ou com seus objetivos profissionais. Informe o Nome do curso, Entidade onde realizou, Carga horária e Data de realização.

  7. Viagens

    Assim como nos cursos, informe apenas as viagens que tenham alguma relação com sua formação profissional ou que renderam experiências construtivas para sua carreira.

  8.  Links 

    Caso seu currículo esteja disponível na internet, coloque na última linha o link para acessá-lo, desta forma quem está avaliando seu CV poderá acessar suas informações mais completas e atualizadas. A propósito, se você não tem um perfil no linkedin  faça o seu agora mesmo.  
  9. Carta de Apresentação

    Por mais que o nome “carta” possa indicar, desenvolva apenas um breve parágrafo apresentando suas intenções e principais qualificações. Use o bom senso para não parecer arrogante ou pedante, mas ressalte os seus pontos positivos para o desempenho da função oferecida na vaga. Obs.: Essa carta deve estar no corpo do email e não no Curriculo ok?

Mãos à Obra!

Agora que você já sabe como fazer um Curriculum Vitae, nós esperamos que você possa encontrar grandes oportunidades  para sua carreira. 

Se desejar  e achar que é necessário podemos fazer um diagnostico do seu Curriculo, uma revisão do CV ou então um pacote completo que inclui Simulação de entrevista de emprego com feedback + reestruturação do seu curriculo

Escreva-nos que passaremos os valores para esses serviços : contato@meunovotrabalho.com.br

 

https://www.linkedin.com/company/novotrabalho/

https://www.facebook.com/MeuNovoTrabalho

https://twitter.com/meunovotrabalho

 

 http://www.meunovotrabalho.com.br/?i=3&=1

 


Tags:

CURRICULO




COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre isso

COMO FAZER UM CURRÍCULOup

04 fevereiro 2016

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »

Deixe aqui seu comentário!



Artigos do Blog

12 julho 2017
03 julho 2017
28 junho 2017
24 junho 2017
22 junho 2017

Home Office - Assistente Virtual

Economia criativa está aquecida: trabalho autônomo já gera renda para mais de 22 milhões de brasileiros, diz pesquisa. O tele-trabalho aos poucos vai ganhando espaço e veio para ficar!

ler mais

20 junho 2017