BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

Enfrentando a Crise com Sabedoria

Assunto: Geral

20/06/2016
Comentários: 2

Enfrentando a Crise com Sabedoria

Manter o Foco é uma estratégia primordial

O cenário de crise do Brasil requer um olhar mais apurado para entender os novos desafios que aparecem no mercado de trabalho. Foco, estratégia e perseverança são imprescindíveis.

Não é preciso ir muito longe, em quase todas as conversas com pessoas que estão buscando emprego, ouve-se um consenso geral: está difícil, complicado, desesperador. O tempo está passando e nada de conseguir ser chamado para uma entrevista, ou até mesmo a tão necessária vaga de trabalho não surge.

Seja na indústria, no comércio, no setor de serviços, as baixas nas carteiras de trabalho são inúmeras e a cada dia as estatísticas negativas engordam com desemprego, empresas fechando, postos de trabalho desaparecendo, oportunidades escapando pelas mãos sem quaisquer explicações ou chances de mudança.
 
É o cenário atual do mercado de trabalho brasileiro. A marolinha, como o governo chamava no início desta crise de proporções gigantescas em que o país se encontra, está mais para um Tsunami, com consequências desastrosas para diversos setores da economia. Atingiu desde os pequenos, médios e até os grandes, sem distinção ou preconceito. Quem ainda tem algumas reservas está segurando como pode, quem pensou em se endividar com alguma compra maior está aguardando a baixa dos juros, a queda do dólar, e alguma boa notícia da política que a cada dia muda ou piora.
 
Para quem busca emprego está muito mais desafiador. Primeiro é preciso entender este novo cenário. Saber onde o dinheiro está, leia-se investimentos. É lá onde as vagas de emprego estão sendo abertas. Segundo, onde se deve aplicar os esforços da procura por estas oportunidades? Pergunta-se muito: “devo mudar de área?”; “estudei, fiz faculdade, tenho pós-graduação na área, mas não tem vaga aberta agora”; “estou há 8 meses sem nada nesta área”; “já tentei de tudo e não consegui nada ainda”, e assim por diante, o que se ouve é desolador. Em terceiro lugar, o que fazer durante este tempo de busca por algum emprego?
 
Existem boas oportunidades para quem está sempre atualizado em relação às tendências do mercado econômico.
 
Boa notícia: a crise irá passar, é preciso um pouco mais de paciência e estratégia. Saber enxergar este novo Brasil que está surgindo dos destroços desta situação é de suma importância. A paciência irá ajudá-lo a manter seu barco no rumo, no foco, na direção certa. Não se aconselha uma mudança de carreira se você sempre gostou do que fez e para aquilo que tanto se preparou. Mudanças incorrem em novos investimentos, novos aprendizados, mais tempo, menos retorno de curto prazo, atrasos na carreira. O que pode estar faltando é um plano melhor, novas ideias, novos ângulos de vista, uma nova abordagem para o mesmo problema.
 
Uma nova abordagem sobre a realidade pode trazer novas e melhores soluções para problemas antigos e conhecidos.
 
Existem inúmeras possibilidades para se planejar estratégias de busca de emprego. No decorrer das próximas semanas queremos abordar este tema em nosso Blog e no canal de Dicas, participem nos comentários enviando suas dúvidas e depoimentos, vamos discutir sobre este assunto e ajudar uns aos outros com ideias e sugestões.
 
Anderson S. Cabral


Tags:

foco, estratégia, paciência, sabedoria




COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre isso

Enfrentando a Crise com Sabedoriaup

12 julho 2016

Luiz Carlos

Para que a coisa mude, basta que você olhe o amanhã com otimismo. Doravante, passe a dizer frases positivas, de forma a ajudar a arrancada econômico: "Veja, o mercado está aquecendo, estão construindo vários empreendimentos no meu bairro." "Ontem minha prima foi chamada para entrevista numa empresa" "O vizinho meu, largou o aluguel e financiou um imóvel, pois o preço agora está muito convidativo." Observe que a noticia, leva ao investidor começar a se movimentar, eles sempre querem chegar antes e abraçar o mercado, então vamos propagar as melhorias que estamos vendo ou que estamos acreditando.

Luiz Carlos

21 junho 2016

José

Gostei muito deste texto, me fez repensar algumas de minhas atitudes frente à minha busca de emprego.

José


« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »

Deixe aqui seu comentário!



Artigos do Blog

12 julho 2017
03 julho 2017
28 junho 2017
24 junho 2017
22 junho 2017

Home Office - Assistente Virtual

Economia criativa está aquecida: trabalho autônomo já gera renda para mais de 22 milhões de brasileiros, diz pesquisa. O tele-trabalho aos poucos vai ganhando espaço e veio para ficar!

ler mais

20 junho 2017