BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

Entrevista de Emprego: A Missão - Dicas Práticas Para Vencer Esta Etapa

Assunto: Geral

26/03/2015
Comentários: 1

Primeiro emprego, novo emprego, seja lá qual for sua intenção, não tem como fugir da entrevista de emprego, antes de se conseguir a efetivação e a carteira assinada

entrevista de emprego 

Primeiro emprego, novo emprego, seja lá qual for sua intenção, não tem como fugir da entrevista de emprego, antes de se conseguir a efetivação e a carteira assinada.

Envio de currículos, cadastros em agências de emprego, visitas a agência do trabalhador, fichas em empresas e mais e-mails enviados. Seria anormal se na hora da entrevista não batesse aquele nervosismo de não saber o que fazer, dizer ou agir para aprovado.

Não é segredo nenhum, que empresas buscam profissionais que possam agregar conhecimento, técnicas e possibilitem uma visão de novos horizontes e processos que a farão se destacar no mercado. Por isso, a vontade de ser “super” na entrevista poderá ser decepcionante para quem quer surpreender na hora da entrevista.

As empresas buscam profissionais qualificados tecnicamente para o desempenho da função ofertada e que possuam qualidades psicológicas e comportamentais que encaixem em seu clima organizacional.

Sabendo disso, fica mais fácil entender que para realizar uma entrevista satisfatória, basta ficar atento as dicas abaixo que podem lhe diferenciar dos demais candidatos.

Na hora da entrevista de emprego

Chegou o momento ao qual você estava esperando e com certeza é o mais importante de todo o processo do recrutamento, a entrevista presencial.

Uma apresentação pessoal adequada para a realidade da empresa pode ser um ponto positivo. Não precisa ser perfume importado, gel “highlith super fixante”, smoking ou vestido de noite, mas tente saber como as pessoas da empresa se vestem para trabalhar. Recepcionistas e telefonistas sempre são uma boa fonte de pesquisa para essas horas. Se houver uniforme na empresa, opte pelas roupas mais tradicionais, como jeans (sempre cai bem), camisa polo para homens e camisas sem decote para as mulheres. Para esses casos ainda, um sapa-tennis para eles e um meio salto para elas vai bem. A intenção é tornar-se mais harmônico(a) ao ambiente.

Chegar, em torno de 10 minutos antes mostra que você é pontual, pelo menos numa primeira impressão. Nada de chegar 1 ou 2 horas antes, seja lá qual for a justificativa. Não esqueça de levar uma cópia do currículo sem dobrar ou com “orelhas” nas pontas.

Houve um imprevisto e você se atrasará, ligue informando que irá se atrasar X minutos, não passe disso e não dê desculpas.

Pode ocorrer do recrutador ter outras entrevistas marcadas e não poder-lhe atender devido ao atraso, então seja humilde e pergunte qual outro dia podem remarcar.

Dicas Bônus

Primeiro Emprego  - Você não experiência então não tente parecer mais do que é, seja natural e honesto.

Novo Emprego - Mostre onde você foi importante nos resultados positivos de seu emprego anterior (ou atual).

A porta se abriu e quem vem é o recrutador, levante-se, estenda o braço, aperte a mão com firmeza e cumprimente chamando-o pelo nome. Nada de abraços ou beijos no rosto: a informalidade e a falta de segurança no cumprimento podem gerar no entrevistador uma posição defensiva, e não é isso que queremos.

Na sala onde será realizada a entrevista de emprego, procure se posicionar exatamente de frente para o recrutador. Busque sentar-se relaxadamente, mas mantenha a compostura formal. Nunca invada o espaço do recrutador (a mesa por exemplo é dele não sua) guarde suas coisas na cadeira ao lado ou no chão. Gesticular não é problema, mas se você é agitado, posicionar as mãos voltadas para baixo em cima da perna pode ser uma boa saída para esses momentos.

Algo que é muito satisfatório ao recrutador, é quando um candidato conhece um pouco da empresa. Isso demostra interesse e preparação prévia, é algo que o recrutador perceberá como uma competência.

No decorrer da entrevista, não tem problema ficar um pouco nervoso. Sempre responda os questionamentos de forma segura e verdadeira. Mentira tem pernas curtas e se você for pego , ai sim você terá um grande problema.

Atender o celular só em caso de grande emergência – e avise o recrutador com antecedência se isso tiver que acontecer.

Se algo que o entrevistador lhe falou soou estranho, espere ele terminar de falar e peça para ele explicar novamente. Faça perguntas pertinentes a função que está sendo entrevistado, demostre suas qualidades, mas contenha sua ostentação e exibicionismo. Quando ficamos nervosos, é natural que comecemos a verbalizar de forma descontrolada, então é bom falar objetivamente, só o que se tem certeza e apenas o que foi solicitado.

Precisa usar um exemplo para explicar algo, fique à vontade, mas não perca o foco no que exatamente precisa ser extraído dele.

Se conseguir agir de forma natural e sem exageros, tenho certeza que a entrevista será a melhor possível e você será lembrado(a) como um(a) candidato(a) em potencial, se não para essa vaga, para uma outra futura que possa aparecer.

Saiba mais

Se você gostou destas dicas e quer aprender mais visite também estes links:

 

Autor: Fabio Leandro Bonatto

 


Tags:

entrevista de emprego, dúvidas




COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre isso

Entrevista de Emprego: A Missão - Dicas Práticas Para Vencer Esta Etapaup

16 junho 2016

« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »

Deixe aqui seu comentário!



Artigos do Blog



27 outubro 2017
12 julho 2017
03 julho 2017
28 junho 2017
24 junho 2017
22 junho 2017

Home Office - Assistente Virtual

Economia criativa está aquecida: trabalho autônomo já gera renda para mais de 22 milhões de brasileiros, diz pesquisa. O tele-trabalho aos poucos vai ganhando espaço e veio para ficar!

ler mais