BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

Você sabe qual o seu nível de Inglês?

Assunto: Geral

05/09/2016
Comentários: 0

Você sabe qual o seu nível de Inglês?

Seu nível de inglês no currículo, veja como incluí-lo

Quase todo mundo já passou pela situação de não saber definir exatamente qual é o seu nível de proficiência no idioma inglês. Neste Post queremos desmistificar algumas dúvidas sobre este tema.

Como coloco então -  no meu currículo - o verdadeiro nível do meu conhecimento de inglês?

Boa pergunta! Quem é que nunca se deparou com essa dúvida, e se enrolou para dar uma boa resposta? Todos nós, creio eu. Acontece que nossa opinião sobre proficiência em inglês, geralmente é super valorizada, e tendemos a exagerar no nível de fluência, até passar por uma prova de fogo, e ter que ficar explicando que não era tudo aquilo que se dizia. Realmente, uma situação embaraçosa! 

Entendo que há 4 níveis de proficiência em idiomas: básico, intermediário,avançado e fluente. Claro, nem sempre é fácil se encaixar em um deles, ainda mais por que há diversas frentes de atuação: escrita, fala, leitura e audição. É normal ser melhor em um, e pior em outro. Falarei disso adiante. Prefiro explicar melhor a respeito dos 4 níveis citados anteriormente, e o real significado de cada um deles: 

  1. Básico: a pessoa se matricula na escolinha de inglês, no nível básico, módulo 1, e entende que já está no nível básico. Bad news! Possui nível básico a pessoa que é capaz de interagir de maneira simples com o idioma. Sabe pedir informações básicas, ou um suco com cachorro quente, e, quem sabe, realizar um pagamento cash e receber o troco sem maiores sustos. Isso é nível básico. Saber conjugar o verbo to be, e repetir a frase “the book is on the table”, não são suficientes para te dar o status de “básico”. Sorry, baby...

  2. Intermediário: com uma desenvoltura razoável, é capaz de assistir a um telejornal da CNN, por exemplo, e entender o suficiente para saber do que os âncoras estão falando. Mais uma vez, infelizmente, estar matriculado numa escola de inglês, no nível intermediário, não é sinônimo de estar nesse nível. Eu ainda diria que alguém nesse nível é capaz de escrever um e-mail em inglês, e ainda falar com um estrangeiro com boa vontade em se fazer compreendido ao telefone.

  3. Avançado: alguém com ótima compreensão do idioma, nas 4 frentes existentes: escrita, fala, leitura e audição. Conhece gramática, viaja sem dificuldades ao exterior, realiza leituras normalmente, além de poder assistir à TV ou cinema, sem grandes sustos.

  4. Fluente: somente quem passou uma temporada no exterior, e ficou imerso no idioma adquire o status de “fluente”. Sem essa experiência, o máximo a que se chega é o nível avançado, claro, com as honrosas exceções de sempre. É como em língua portuguesa: fluente é quem vai à padaria, escola, metrô, assiste a TV, ouve rádio, dá e assiste palestras com desenvoltura. O mesmo vale para o inglês. Fluência é isso.

Legal, mas como se coloca essa informação no currículo? Sugiro que você faça um caldeirão entre suas habilidades de fala-escrita-audição-leitura, e chegue a um denominador comum, citando apenas um dos 4 itens listados anteriormente: inglês básico, intermediário, avançado ou fluente. Evite a estranha informação: 

  • Escrita: intermediária
  • Conversação: básica
  • Leitura: avançada

O motivo para não utilizar a informação dessa forma é simples: como contratar alguém que diga ter conhecimentos distribuídos dessa forma? Até entendo que seja possível ter uma ótima leitura, e uma péssima conversação, mas na prática, isso é um problemão! Imagine-se chefe de um funcionário com as habilidades misturadas, como no meu exemplo. Cada vez que você for lhe passar uma atividade, deverá pensar: “Bem, se for para ler o e-mail, ele é bom. Agora, se for para escrever, terei que revisar, e pior ainda, se for ao telefone, ele não saberá se comunicar com eficácia!!”. Não tem cabimentos.

A verdade é que o importante é falar ou não falar. Ou o idioma é usado na sua plenitude, ou tem pouca serventia. Meu convite, portanto, é que você mergulhe no estudo da língua, e torne-se avançado ou fluente o mais rápido possível, para não perder ótimas oportunidades profissionais. 

Outro excelente texto do Eng William Mazza - obrigada por autorizar a divulgar em nosso blog.

Verônica Winter


Tags:

inglês, idioma, nível de inglês, currículo, entrevista, emprego, preparo, competência



COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre este Post

Você sabe qual o seu nível de Inglês? up

Sem comentários para este Post

Seja o primeiro a comentar!

Deixe aqui seu comentário!






Artigos do Blog

Colunistas MNT

Colunista Anderson Anderson S. Cabral

Arquivo

23 Agosto 2019

Chegou a hora de ser feliz no trabalho!

Conflito de Gerações (X, Y e Z) no ambiente de trabalho. E aí, como cabeças tão diferentes interagem no dia à dia? Como pensam as diferentes gerações quando se deparam juntas? Vamos falar um pouquinho sobre isto?

ler mais

13 Agosto 2019
03 Maio 2019
23 Abril 2019

Sua Experiência não vale nada!!!

Como recrutador e responsável por um Portal de Empregos e Carreira é assustador a quantidade de pequenos detalhes não observados na hora de montar e apresentar o currículo. Espero que com estas dicas a coisa mude.

ler mais

17 Abril 2019