BLOG

Conteúdo para seu desenvolvimento

 

Vou ser entrevistado, e agora?!

Assunto: Geral

04/04/2012
Comentários: 3

Vou ser entrevistado, e agora?!

É preciso preparo para a Entrevista de Emprego

Conseguiu ser chamado para a tão esperada entrevista de emprego? Para aquela vaga tão desejada? Aqui estão algumas dicas quentes que podem te ajudar para este momento tão importante!

Você está diante de uma entrevista de emprego e pensa: O que vão me perguntar? O que eles esperam ouvir como resposta? Isso varia muito de empresa pra empresa. Existem diversas perguntas que são comuns a quase todas entrevistas de emprego.  Vou te dar algumas algumas dicas do que eles querem saber.

1. Fale sobre você.

Quase todos recrutadores perguntam isso e você precisa conseguir resumir em poucas palavras a sua trajetória profissional. Uma dica é escrever um pequeno texto e decorá-lo, treinar diante do espelho e pontuar os pontos fortes de sua carreira.

2. Porque você se candidatou a uma vaga na nossa empresa?

Mostre que você pesquisou sobre a empresa (missão, visão e valores, entre no site, leia sobre ela no google, em revistas da área ou converse com pessoas que trabalham lá). Fale o que você sabe sobre a atividade da empresa e porque gostaria de trabalhar lá.

3. Quais são seus objetivos a curto e a longo prazo?

Você precisa ser específico: Algo tipo "crescer em minha carreira", "chegar a supervisão / gerência em 3 anos" ou algo assim. Nem pense em falar algo tipo "ganhar bem" ou "aposentar-me nesta empresa".

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?

O que se quer aqui, é verificar se os candidatos são capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com problemas ou questões, e se isso ocorreu, como foram capazes de analisar as alternativas e as consequências e decidir da melhor forma.

5. O que você procura num emprego?

Aqui tem vários tipos de respostas possíveis: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuir para o sucesso da empresa, etc. Demonstre que você é protagonista de sua vida e tem planos bem definidos e metas claras para alcança-los.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Quer perder a vaga? - responda "não" a esta pergunta e você acaba de fechar as portas para sua contratação. Mostre que você é capaz de trabalhar com prazos e metas. Não se esqueça de dar exemplos que comprovem este quesito.

Sua resposta pode ser uma forma de provar que você consegue lidar com pressão, afinal, entrevista de emprego é só pressão!

7. Porque deveríamos escolher você e não algum outro candidato?

Aqui - apesar de, às vezes, parecer um pergunta dificil de responder, o que eles querem saber mesmo,  é se você sabe o seu valor - sabe vender a si mesmo. Para isso foque no seu perfil e mostre que você é o mais adequado pelas suas capacidades e competências para a vaga. Seja direto, nada de mimimi, apresente suas habilidades e não suas necessidades. 

Apresente suas habilidades e não suas necessidades!

8. O que você faz no seu tempo livre?

Para esta pergunta, o que se quer saber é se você sabe gerenciar seu tempo livre - se dedica tempo à familia e amigos, se tem algum hobby, se tem facilidade no relacionamento interpessoal. E se você está dedicando uma parte do seu tempo ao seu desenvolvimento pessoal - se faz algum curso, voluntariado, etc.

9. Quais são as suas maiores qualidades?

A ideia aqui é saber se você se conhece; mencione aquelas características que sabe são bem vistas num bom profissional: persistência, dedicação, entusiasmo, proatividade, criatividade. Mas claro, só se você tem essas caracteristicas - não é permitido inventar.

Evidencie seus pontos fortes, aquilo em que você é bom, e suas melhores entregas.

10. E quais seus pontos negativos / defeitos?

Claro que você não vai contar todos os seus defeitos. Mencione alguma aspecto que você está trabalhando para evitar e já percebeu melhoras, por exemplo ser muito autocritico ou perfeccionista.

11. Como você avalia a sua última (ou atual) experiência profissional?

Cuidado! De maneira alguma faça críticas ou fale mal da empresa anterior (ou atual), nem dos superiores ou colegas. Enfatize as coisas boas que você percebeu ou percebe na empresa, seja no ambiente de trabalho ou com os colegas. Seja sempre positivo. Mais uma vez, foque em suas contribuições e atitudes, negativismo e murmuração só fecham portas.

12. Quais foram as experiências profissionais mais prazerosas até hoje em sua carreira?

Justifique o que te deu esse senso de realização. Seja sincero, mencione se possivel aquelas que são mais adequadas ao seu objetivo profissional. Encha seus olhos de brilho ao falar daquilo que é o seu ambiente, a sua praia. Treine esta convicção e deixe o entrevistador se entusiasmar com seu discurso.

Este pequeno manual para entrevistas não é algo definitivo, algumas perguntas podem mudar, e nada é totalmente preto no branco. A ideia básica é se preparar, montar uma lista com estas questões, respondê-las e treinar suas falas, como se fosse para uma peça de teatro, diante do espelho, com familiares, amigos e ir à luta.

Veronica Winter


Tags:

entrevista de emprego, dicas para entrevista, preparo para entrevista, treinamento




COMENTÁRIOS

Veja o que falam sobre isso

Vou ser entrevistado, e agora?!up

24 novembro 2012

ANDRESSA

ótima dica, gostaria de sugerir uma matéria de como fazer uma redação sobre você, 70% das empresas hoje pedem na hora da entrevista.

ANDRESSA

24 abril 2012

Marcia

Por favor se tiver alguma vaga para Assistente Adm./secretária/ Telefonista. Para o estado de São Paulo ou indique agencias de emprego proximo a osasco São Paulo. Obrigada. Márcia Velloso

Marcia

16 abril 2012

Iara G.Duarte

Òtimas essas dicas, pois entrevista me dá até calafrio, mesmo sendo uma pessoa controlada, é o óóó fazer entrevistas,Mas é um mal necessário, portanto, preparemo-nos bem.

Iara G.Duarte


« primeira   « página anterior |   próxima página »   última »

Deixe aqui seu comentário!



Artigos do Blog

27 outubro 2017
12 julho 2017
03 julho 2017
28 junho 2017
24 junho 2017
22 junho 2017

Home Office - Assistente Virtual

Economia criativa está aquecida: trabalho autônomo já gera renda para mais de 22 milhões de brasileiros, diz pesquisa. O tele-trabalho aos poucos vai ganhando espaço e veio para ficar!

ler mais